Os padrões atuais de comunicação empresa-mercado (unilaterais e autocráticos) estão mudando. Esse processo envolve a “extinção” das tradicionais classificações dos canais de comunicação com o mercado, forçando as empresas a pensarem de forma mais abrangente.
Acostumamo-nos a classificar as ações de marketing pela sua "extensão": "Relacionamento", "Mktg Direto", "Buzzmktg", etc., essa classificação se baseia na abrangência da ação, segundo o número de pessoas que se quer atingir e no nível de proximidade e relacionamento estabelecido com essas pessoas.
Infelizmente, num futuro próximo, tal classificação não será adequada para determinar a dinâmica mais eficaz de comunicação da empresa com seus públicos. Nesse "novo mundo", quem decidirá "qual" informação será consumida - e "como" será consumida -, é o receptor, que escolherá o tipo de canal e o nível de interação com a informação. Um cenário que forçará a empresa a pensar em multi-canais, dando a máxima acessibilidade possível àquilo que quer comunicar, sempre com um fundo de "relacionamento", uma vez que terá a possibilidade de atingir seus públicos, tanto externos quanto internos, no momento mais adequado de compra.
Bom, aguardo posts para troca de idéias...
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