Com essa pergunta, W.Chan Kim, co-autor do livro "Blue Ocean Strategy", iniciou sua palestra no HSM Management em São Paulo no ano passado. E a resposta foi um sonoro NÃO, contrariando entusiastas que sempre acreditam que sim, claro que a inovação sempre é boa....
O que dizer do Iridium, o celular via satélite da Motorola , um fracasso que levou mais de 10 anos para ser implementado e consumiu mais de 20 bilhões de dólares?
O que diferencia a "boa" inovação da "ruim"? O valor reconhecido pelo mercado. Bom, isto explica o insucesso do Iridium.
"A Inovação de valor empreende um salto de valor tanto para os compradores quanto para as empresas. Como o valor para os compradores decorre da utilidade e do preço dos produtos e serviços e o valor para a empresa resulta do preço em comparação com os custos, só se alavanca o valor quando todo o sistema de atividades da empresa, envolvendo utilidade, preço e custo, se alinha de maneira adequada. A Inovação de Valor é uma estratégia que integra todo o espectro de atividades funcionais e operacionais da empresa." (trecho do Blue Ocean Strategy).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário